Foi aprovado na tarde desta terça-feira (15) o requerimento para definir o dia 4 de março como o dia nacional do frentista. Essa data se refere ao dia que foi criado o primeiro sindicato dos empregados em postos de combustíveis do Brasil na cidade de São Paulo.
Hoje são mais de 40 mil postos em todo o país com mais de 500 mil trabalhadores. O requerimento aprovado é para que seja realizada a audiência pública para instituir a data como Dia Nacional do Frentista. Este projeto foi apresentado pelo Deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA). O deputado está se empenhando para que o projeto seja aprovado e seja oficialmente instituído o 4 de março como o dia nacional dos frentistas.
A realização de uma audiência pública é o primeiro passo para a elaboração de um Projeto de Lei que tem como objetivo homenagear os mais de 500 mil frentistas de todo o país. A criação de dias comemorativos deve ser discutida publicamente, de acordo com a Lei 12.345/10. O projeto que propor a instituição da data deve demonstrar que houve consultas com diversos grupos da população.
Com a aprovação do requerimento o parlamentar poderá elaborar um Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Frentista.
Eusébio Neto, presidente da Federação nacional da categoria afirmou que os frentistas são dignos de reconhecimento pelo papel relevante que desempenham na sociedade.