O diretor do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Campinas e Região, Raimundo Nonato (Biro), integra a bancada dos trabalhadores na Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) que tem por objetivo, acompanhar a implementação do Acordo e do Anexo 13 – A da NR 15 – Atividades e operações insalubres.
São três diretores sindicais representando os(as) trabalhadores(as) de postos de combustíveis no país: Biro do Sinpospetro-Campinas, pela UGT; Cida do Sinpospetro-Rio de Janeiro, pela Força Sindical e Possidônio do Sinpospetro-Minas Gerais, pela NCST.
Entenda o que é a CNPBz
A Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) era uma comissão que reunia representantes do governo, dos empregadores e dos empregados para tratar de questões relacionadas ao benzeno. A CNPBz foi extinta em 2019, mas foi restaurada em 2024.
Objetivos
- Implementar o Acordo Nacional do Benzeno, firmado em 1995
- Acompanhar as questões relativas à exposição ao benzeno
- Propor políticas públicas e legislação de interesses dos trabalhadores
Composição
Bancada do Governo, Bancada dos Trabalhadores, Bancada dos Empregadores.
Importância
A CNPBz foi importante para o setor do petróleo. O benzeno é uma substância cancerígena que causa linfomas e leucemias, entre outros tipos de câncer.
Retomada da Comissão
A retomada da Comissão Nacional Tripartite do Benzeno foi acordada entre o ministro Luiz Marinho e as Centrais Sindicais. A decisão ocorreu na última reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), em 30 de julho de 2024.
Biro participa desde o início da comissão representando os trabalhadores de postos de combustíveis. Para ele, a reativação da comissão é de fundamental importância para os frentistas: “A reativação da Comissão é importante porque desde seu início em 2019, tivemos avanços importantes na questão da segurança e saúde dos frentistas. Com campanhas educativas de prevenção e cuidados que antes os trabalhadores não tinham e acabavam ficando muito expostos aos riscos de contaminação. Com a reativação da CNPBz, pretendemos solicitar dos órgãos públicos campanhas educativas e cursos para os trabalhadores e futuros trabalhadores de postos de combustíveis”, disse Biro, Secretário Geral do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Campinas e Região (Sinpospetro) e diretor da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Combustíveis (Fenepospetro).
A próxima reunião da CNPBz acontecerá no dia 5 de Maio através do sistema online.
Evandro Rosa de Oliveira