A Escola Judicial e o Comitê Regional do Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promovem na sexta-feira, 4/4, das 9h às 13h, o Seminário “Dos serviços de cuidados à Era Digital: desafios para universalização da segurança e saúde do trabalhador”. A iniciativa integra as atividades do Movimento Abril Verde.
“A ideia do Abril Verde é colocar a saúde e a segurança em foco durante o mês, promovendo diversas ações que chamem a atenção de todos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, destaca o gestor regional de segundo grau do Programa Trabalho Seguro, desembargador Edmundo Fraga Lopes.
Dra. Marina, de vestido verde, está de pé, posando para foto ao lado do prefeito Dário em frente as bandeiras de São Paulo, do Brasil e de Campinas.
Segundo a gestora regional de primeiro grau, juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas, o movimento faz referência ao Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, em 28 de abril. “A cor é verde, pois representa a área da saúde”, complementa. Ela esteve em reunião com o prefeito Dário Saad e com o presidente da Câmara, Luiz Rossini, além do vereador Cirilo para tratar do Abril Verde. Além do TRT-15, os prédios da Câmara Municipal e da Torre do Castelo serão iluminados com a cor verde, reforçando a adesão ao movimento de conscientização sobre saúde e segurança do trabalho.
Conferência do ministro Balazeiro
Com conferência de abertura ministrada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro, o seminário contará com palestras da professora Regina Stela Vieira e do desembargador do TRT-2/SP, Homero Batista Mateus da Silva.
A professora Regina Vieira abordará a saúde e a segurança do trabalho na perspectiva do cuidado, tratando do trabalho remunerado e do trabalho não remunerado. Apesar de desvalorizado, esse tipo de serviço garante a continuidade da vida, demandando de quem o exerce uma multiplicidade de conhecimentos e esforços, que muitas vezes escapa à percepção de perícias e à análise da Justiça.
Já o desembargador Homero tratará dos desafios para o enfrentamento da saúde, higiene e segurança do trabalho nas novas formas de organização produtiva e nas modalidades crescentes do trabalho remoto. Trará reflexões sobre formas alternativas de fiscalização e de acompanhamento das diretrizes básicas da precaução e da prevenção da saúde do trabalho na era digital.
O evento híbrido, voltado a magistrados, servidores, estagiários do TRT-15, advogados, outras Escolas Judiciais e público externo, será realizado no Auditório da EJud-15 (Rua Barão de Jaguara, nº 945, 2º andar, Centro, Campinas/SP) e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Ejud-15.
Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia, por meio da plataforma Sisejud (presencial e telepresencial). Carga horária de 4 horas.
Programação
9h Credenciamento e café de boas-vindas
9h30 Abertura
9h45 Conferência de abertura
Alberto Bastos Balazeiro – ministro do TST
10h45 Palestra “Saúde e segurança do trabalho na perspectiva do cuidado”
Professora Doutora Regina Stela Corrêa Vieira
Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
11h45 Palestra “Dilemas da saúde e segurança do trabalho na era digital”.
Homero Batista Mateus da Silva – desembargador do TRT2
12h45 Encerramento