Atenção, capacidade para desenvolver várias tarefas e facilidade para gerenciar conflitos são marcas da presença feminina no mercado de trabalho. Hoje, 30% das vagas nos postos de combustíveis do Estado do Rio de Janeiro são preenchidas por mulheres. Elas desempenham um papel importante na sociedade, e por isso serão tema de uma das palestras no Seminário “Campanha Estadual de Segurança e Saúde- Projeto Postos de Combustíveis” que será realizado no dia 25 de setembro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, no Centro.
Com o tema “ Trabalho Decente nos Postos de Combustíveis” a auditora fiscal e médica do Ministério do Trabalho e Emprego, Gisele Daflon, vai abordar as questões que afligem as mulheres no ambiente de trabalho. Ela vai destacar as dificuldades enfrentadas pelas funcionárias, que trabalham diretamente no abastecimento de veículos, e não são afastadas de suas funções durante a maternidade e o aleitamento. A auditora quer mostrar que é possível melhorar as condições de trabalho sem prejuízos para as funcionárias e as empresas.
A abordagem direta aos problemas femininos é uma reivindicação do SINPOSPETRO-RJ, que conta com quatro mulheres na sua diretoria. A luta em defesa do trabalho e em respeito a mulher é uma das bandeiras do sindicato que conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa uma lei 5605/2009, que proíbe qualquer tipo de uniforme que exponha o corpo das frentistas.
Além do trabalho feminino no posto de combustível, o Seminário vai abordar os estudos sobre a exposição ao benzeno, a aposentadoria especial e a NR 20. O seminário, que tem por objetivo orientar a categoria e cobrar das autoridades mais fiscalização no ambiente de trabalho, será realizado das 9:30h às 16:30h para que os trabalhadores dos turnos da manhã e da tarde possam participar. Assessoria de Imprensa Sinpospetro