SECRETARIA DA MULHER DA FENEPOSPETRO PREPARA 2º EDIÇÃO DO “SEMINÁRIO NACIONAL DE MULHERES DIRIGENTES SINDICAIS”

O empoderamento das mulheres e sua participação na categoria, sociedade e organizações como partidos políticos e movimentos populares será a questão de ponto de partida à definição do tema do “II Seminário Nacional de Dirigentes Sindicais”, que acontecerá no período de 7 e 8 de março, no auditório da CNTC- Confederação Nacional do Comércio, em Brasília-DF. Promovido pela Federação Nacional dos Frentistas – Fenepospetro, a realização obedece à uma das resoluções aprovadas pela categoria durante o “VII Seminário Nacional dos Frentistas”, realizado na Bahia em julho do ano passado. A organização do evento segue sob responsabilidade da Secretaria da Mulher da Fenepospetro, presidida por Telma Cardia.

Preparativos 

Os preparativos para o “II Encontro das Trabalhadoras Frentistas” têm início na manhã desde sábado (30),  no Sinpospetro Campinas, local da  1º reunião da Comissão organizadora, formada pelas presidentes sindicais Sueli Camargo (Sorocaba-SP) e Marli Ortega (Jundiaí-SP), além de Maria Aparecida Evaristo, vice-presidente do Sinpospetro do Rio de Janeiro e  de Telma Cardia, idealizadora do evento,  presidente do Sinpospetro de Guarulhos e da Secretaria da Mulher da Federação Nacional dos Frentistas- Fenepospetro. Também participa da reunião a palestrante  especialista em psiquiatria, Dra. Sueli Cabral Rathsam, uma das participantes do evento de 2015, realizado em Guarulhos-SP

Participação

A realização do  “II Seminário Nacional de Dirigentes Sindicais” foi um dos assuntos abordados pelos sindicalistas presentes na reunião da última terça feira (26), na  Federação Estadual- Fepospetro.  Na ocasião, ao fazer um balanço da proposta do  Seminário, Telma Cardia fez um apelo à presença no evento  da liderança feminina da categoria, representada  hoje por  4 presidentes sindicais e 77 diretoras, que atuam entre  as 52 entidades distribuídas por  todo o país: “É importante (a participação) para intensificar o engajamento feminino no nosso meio”  explicou – e esclareceu: “Não é um movimento de disputa de gênero nem de imposição; a luta é pela difusão do conceito de igualdade para ideias e ações  que impactem o  mercado de trabalho e os postos de comando. Empoderar as mulheres é elevá-las à condição de agente de transformação social, para o combate à violência doméstica e para a  melhoraria da conjuntura de toda a sociedade”

A Fenepospetro –  Com mais de 20 anos de atuação, a Federação Nacional dos Frentistas – Fenepospetro, presidida por Francisco Soares de Sousa, (Chico Frentista), um dos fundadores da categoria, reúne por todo o país mais de 50 sindicatos além da Federação Estadual dos Empregados em Postos de Combustíveis de São Paulo – Fepospetro, presidida por Luiz Arraes. Juntas, essas entidades representam aproximadamente 500 mil trabalhadores, sendo 100 mil no estado de  São Paulo. As mulheres representam 30% desse contingente .
 

SERVIÇO:
Evento: “II Seminário Nacional de Dirigentes Sindicais”
Data: 07 e 08 de março de 2016
Local: Centro de Convenções da CNTC- Confederação Nacional do Comércio – Brasília-DF
End: loco C – Lote 65 – Sgas W 5 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-020
Informações: Leila de Oliveira (19) 99221-9902 / contato@fenepospetro.org.br

 

Deixe seu comentário