EUSÉBIO PINTO NETO RECEBEU HOMENAGEM DA TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL EM NOITE DE CELEBRAÇÃO NA OAB-RJ

O site TRIBUNA DA IMPRENSA Sindical, em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, promoveu ontem (7) na sede da entidade a inédita entrega dos Prêmios: ‘Destaque Sindical 2017’ e ‘Destaque Liberdade de Imprensa 2017’. Durante a cerimônia que contou com diversas autoridades e centenas de pessoas, sindicalistas e jornalistas foram premiados. O presidente da FENEPOSPETRO e do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto foi um dos grandes homenageados da noite.

A abertura do evento contou com as explanações do advogado Aderson Bussinger, diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Carlos Pronzato, cineasta e diretor do filme ‘1917, A Greve Geral’ (exibido durante o evento), Carlos Augusto Addor, historiador e professor da UFF e Daniel Mazola, diretor e editor da Tribuna da Imprensa Sindical. Aderson Bussinger disse que, “tal iniciativa nunca havia ocorrido dentro da OAB-RJ, pretendemos fazer desse evento uma marca em defesa do Movimento Sindical e pela Liberdade de Imprensa, seguiremos com a Tribuna da Imprensa Sindical promovendo e realizando a partir de 2018 diversos eventos culturais e de formação política”.

Prestigiaram o evento, a vice-presidente do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (SINPOSPETRO-RJ) Aparecida Evaristo, o diretor Marcos Henrique Rosa, e o secretário de comunicação da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO), Antônio Vieira Martins. As 18h iniciou a exibição do simbólico e emocionante documentário: ‘1917, A Greve Geral’. Após 100 anos dessa gigantesca e organizada manifestação dos trabalhadores, concluímos que só com organização, perseverança e união iremos reverter os ataques de agora contra a classe trabalhadora, e que ao contrário do que a imprensa de mercado busca difundir, o Movimento Sindical tem sido fundamental para assegurar conquistas sociais no Brasil.

Para o dirigente Eusébio Pinto Neto, “a iniciativa é muito importante, ainda mais agora que o movimento sindical atravessa uma crise sem precedentes. A Tribuna da Imprensa Sindical cumpre um papel que deveria ser de toda a imprensa, mas lamentavelmente é exceção, na maioria dos veículos o que vemos é a reprodução do discurso governista-entreguista, vendem a ideia que as reformas são necessárias e que agora o trabalhador não precisa mais pagar o imposto sindical. É com emoção, orgulho e satisfação que recebo hoje essa homenagem em nome dos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência de todo o país, e fico muito satisfeito em ver outro companheiro Frentista, o valoroso presidente do SINPOSPETRO-NITERÓI, Alex Silva, também ser homenageado. Tenho muito orgulho de ha 25 anos ter libertado essa categoria através da fundação da Federação Nacional e posteriormente de diversos sindicatos pelo Brasil. Tentaram nos liquidar ha 17 anos, mas com muita luta, saímos vitoriosos após a aprovação da Lei nº 9.956 que proibiu o funcionamento de bombas de autosserviço em postos em todo território nacional. A Tribuna também é defensora da classe trabalhadora. Obrigado ao editor Daniel Mazola e a OAB-RJ pela importante iniciativa”.

Por fim, após as homenagens aos lutadores sindicais de diversas categorias e jornalistas que mais se destacaram em 2017, aconteceu à confraternização entre os presentes, em sua maioria sindicalistas, jornalistas, advogados e leitores da Tribuna. Com o grande sucesso do evento, a FENEPOSPETRO agradece pela homenagem ao sindicalismo brasileiro e reafirma nosso compromisso com cerca de 600 mil trabalhadores Frentistas, seguiremos conscientizando as bases contra as perversas “reformas”, por nenhum direito a menos!

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa FENEPOSPETRO

Deixe seu comentário