O Sindicato dos Frentistas de Campinas começou nesta terça-feira (21) a distribuir o lote de oito mil exemplares da “Cartilha Benzeno não é flor que se cheira”, aos trabalhadores em postos de combustíveis das vinte e três cidades que formam a base do sindicato, que é presidido por Francisco Soares de Souza ( Chico-Frentista).
Produzida pela Federação Estadual dos Frentistas – Fepospetro – como resultado da parceria da entidade com o Ministério Público do Trabalho de Bauru/SP, a cartilha tem tiragem total de cem mil exemplares e distribuição a cargo dos dezessete sindicatos do estado de SP. Totalmente ilustrada, oferece a frentistas e consumidores dicas e orientações no que se refere à prevenção ao benzeno, substância cancerígena presente nos combustíveis. Além disso, aborda também a importância da Lei 16.656/18, que deu mais segurança ocupacional aos frentistas ao proibir, em todo o estado, a prática do abastecimento veicular após o desarme do sistema automático das bombas de combustíveis.
Distribuição: Sob coordenação do secretário de Saúde da Fepospetro e dirigente da entidade de Campinas, Raimundo Nonato de Souza (Biro), a entrega do material ocorrerá também em meio à agenda de curso de Prevenção à Exposição Ocupacional ao Benzeno. Ministrada por Biro em conjunto com o Sindicato dos Médicos de Campinas e Região, a atividade é realizada desde 2016 nos postos de combustíveis, tendo abrangido, no período, mais de setecentos trabalhadores. Ficou ainda definido pela equipe do Sinpospetro-Campinas que o percurso às bases incluirá a tarefa de alertar a categoria para a importância da participação política no que se refere ao objetivo da classe trabalhadora de derrubar a pauta neoliberal imposta pesadamente ao povo pelo governo de Michel Temer ( MDB).
*Leila de Oliveira – Jornalista