Dirigente frentista participa da reunião da UNI Américas no Chile

Luiz Arraes, presidente da Federação Estadual dos Frentistas ( Fepospetro) e do Sinpospetro de Osasco-SP está em Santiago, capital do Chile, onde participa do “4° Fórum Regional de Redes Sindicais em Empresas Multilatinas” cujo roteiro vai do dia 3 a 5 de setembro.
Organizado pela Uni Américas, braço continental da Uni Global Union – Sindicato mundial do setor de serviços e que reúne em mais de 140 países cerca de 20 milhões de trabalhadores de diversas categorias – o evento compõe o plano estratégico 2016-2020 da entidade, definido para fortalecer a organização dos trabalhadores nas Américas e combater a onda neoliberal que atinge pesadamente a classe a trabalhadora em todo o Continente. As discussões do “4° Fórum” envolvem a situação do setor do comércio daquele país e do avanço dos governos contra direitos de minorias diversas. “É legítima e necessária a mobilização articulada contra os ataques dirigidos ao emprego, à democracia e aos trabalhadores” , disse Arraes. Membro da diretoria da “Área V” da Uni América, a qual engloba o Brasil e mais cinco países, ele representa no evento a CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio.
Para esta terça-feira, dia 4, está prevista a participação do sociólogo e Senador pelo partido Independente, Alejandro René Eleodoro Guillier Álvarez no debate sobre os rumos da organização sindical global. Também estão na pauta do dia os assuntos : “Ações sindicais globais da UNI Comércio”, com o brasileiro Marcio Monzane, Secretário Regional UNI Américas, em conjunto com outros especialistas, além do tema: “O Trabalho do Futuro e seus impactos no mundo ” com o especialista da Organização Internacional do Trabalho ( OIT) no Chile, Gerhard Reinecke.
Segundo a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico –, ao todo, metade dos empregos existentes é altamente vulnerável em 32 países avaliados, entre os quais o Chile e o Brasil, onde o “desemprego estrutural e a educação sofrível torna ainda maior o desafio de apontar caminhos”. Agenda Foro Multilatinas sep_2018 PT (1) a programação completa do evento.

*Assessoria de imprensa da Fepospetro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *