Projeto social de frentistas de Santos (SP) distribui alimentos para instituições e pessoas carentes

Repartir o pão para multiplicar o afeto. Esse é o principal objetivo do projeto social do Sindicato dos Frentistas de Santos (SP) que há 17 anos distribui alimentos para instituições de caridade e pessoas carentes.

Tudo pode ser doado, principalmente o amor. Através da caridade o homem evoluí e constrói um ambiente saudável de vida e respeito ao próximo. Quando praticamos um ato de caridade na verdade estamos sendo acolhidos e ganhamos muito mais do que doamos. Em Santos, no litoral paulista, o Sindicato dos Frentistas desenvolve há 17 anos um projeto de doação de alimentos a instituições de caridade e a famílias carentes.

Nos últimos 17 anos, o Sindicato dos Frentistas de Santos e Região distribuiu mais de 100 mil quilos de alimentos em instituições de caridade no Vale do Ribeira, Guarujá, Registro, Iguape entre outras cidades. O sindicato procura obter informações sobre as instituições e prioriza as mais necessitadas. Segundo o presidente da entidade, Venceslau Faustino Filho, as doações são feitas em asilos, orfanatos, creche comunitária e também nas comunidades para famílias carentes.

A arrecadação dos mantimentos acontece sempre no fim do ano, quando o sindicato realiza a festa dos frentistas. Os trabalhadores trocam um quilo de alimento não perecível pelo ingresso da festa. Os eventos organizados pelo sindicato reúnem cerca de mil pessoas. A divulgação do evento é feita pelas redes sociais e pelos boletins informativos da entidade.

O presidente do sindicato disse que a ideia nasceu de uma visita da diretoria, durante o trabalho de base, a uma creche que funcionava precariamente no Guarujá, no Litoral Paulista. Segundo ele, as condições degradantes em que ficavam as crianças comoveram os dirigentes que organizaram uma festa em 2000 para arrecadar mantimentos. Venceslau frisa que os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência contribuíram doando um quilo de mantimento não perecível. ” Tudo que foi arrecadado repassamos para a creche, e esse trabalho de formiguinha continua até hoje, mais forte é claro”.

Venceslau Faustino Filho acrescenta que além de alimentos, no fim do ano o sindicato distribui brinquedos para crianças carentes. Ele afirma que os trabalhadores abraçaram a causa e participam ativamente do projeto:

-Graças a Deus, todos os trabalhadores da minha base contribuem com doações. Eles fazem com maior prazer. Eles gostam de ajudar. Esse projeto é muito gratificante. Ficamos felizes quando vemos os olhos brilhando das crianças quando ganham os presentes, mesmo que o brinquedo seja de pequeno valor.

DOAÇÃO

O sindicato também cede o salão de festas da entidade para o Núcleo de Reabilitação de Excepcional (NUREX). De acordo com Faustino, a NUREX fica próxima ao sindicato e toda vez que realiza eventos para arrecadar fundos o sindicato empresta o espaço.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *