O Sindicato dos Frentistas de Campinas e região iniciou o mês de junho com a entrega de 29 cheques provenientes de ação trabalhista ganhas pelo sindicato. A verbas somam R$ 71.500,00 (setenta e um mil e quinhentos reais) e beneficiam ex-empregados de dois postos de combustíveis de Campinas e Sumaré. Ambos os processos foram iniciados em 2021, motivados por diversos descumprimentos de direitos trabalhistas tais como supressão de folgas regulares – em alguns casos ultrapassando a escala máxima permitida de 6 dias para 1 folga -, além de desrespeito aos intervalos mínimos de 11 horas entre as jornadas.
Essas irregularidades foram identificadas pelo sindicato a partir da atuação de base realizada pelos diretores e por meio de denúncias feitas via o WhatsApp da entidade. Ao fazer a entrega dos cheques do pagamento da ação trabalhista, Francisco Soares de Souza, presidente do Sinpospetro Campinas falou sobre a importância de os trabalhadores participarem nos sindicatos. “Essa participação é fundamental para sucesso da luta em defesa dos interesses da categoria, e para a manutenção da estrutura que proporciona diversos benefícios para o frentista associado e os seus dependentes”, disse.
Denúncias: O trabalhador pode denunciar as irregularidade da empresa em que trabalha por meio de diversos canais: Pelo aplicativo do sindicato, que pode ser baixado através de link disponível no site www.sinpospetrocampinas.com.br, pelo WhatsApp (19) 99680-9451 ou e-mail presidencia@sinpospetrocampinas.com.br. Se preferir, o atendimento pode ser presencial, no end. Rua Regente Feijó, 95, centro de Campinas. Todas as denúncias são apuradas. A identidade do trabalhador não é jamais divulgada.
Por Leila de Oliveira