Presidente da Federação nacional dos frentistas participa de Conferência da OIT na Suíça

Mostrar ao mundo o trabalho do frentista brasileiro, esse é o objetivo do Presidente do SINPOSPETRO-RJ e da FENEPOSPETRO, Eusébio Pinto Neto, que participa da 111ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em Genebra, na Suíça. Após quatro anos, o Brasil retorna aos debates com a reconstrução do Ministério do Trabalho, extinto no governo de Bolsonaro.

Eusébio Neto acompanhou os debates nas plenárias de grupo e se reuniu com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, nesta segunda-feira (12). Cerca de 70 palestrantes participaram das plenárias de ontem.

O encontro promovido pela Organização Internacional do Trabalho(OIT), no Palácio das Nações Unidas(ONU) iniciou na semana passada. O evento conta com a participação de representantes de trabalhadores, governos e empregadores de 187 países membros da OIT.

Até sexta-feira(16), as delegações dos países irão debater a proposta de convenção e recomendação relativa à revisão parcial de 15 instrumentos internacionais do trabalho. A medida ocorre após a inclusão de ambiente de trabalho seguro e saudável no quadro dos princípios e direitos fundamentais no trabalho da OIT. Além disso, a Comissão para a Aplicação das Normas da organização também vai debater, como tema central, a conquista da igualdade entre mulheres e homens no trabalho.

Eusébio Neto foi indicado pela Força Sindical para reforçar a delegação de sindicalistas brasileiros que discutem as diversidades do mundo do trabalho na Conferência. Ele disse sentir-se honrado em participar de um evento que promove a justiça social através do trabalho decente.

“É de suma importância participar deste evento, os frentistas estão ajudando a escrever a história do país. Esse espaço foi conquistado com muita luta. A nossa categoria é centenária e participar da conferência da OIT é prova de que a sociedade brasileira reconhece a relevância do nosso trabalho”, ressaltou.

Na abertura da plenária desta segunda, Eusébio Neto se reuniu com dirigentes da Força Sindical. Participaram do encontro o vice-presidente da Força Sindical, Sérgio Luiz (Serginho), o secretário de Relações Internacionais, Nilton Souza (Neco), Ruth Coelho Monteiro, secretária Nacional de Cidadania e Direitos Humanos, o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região, Ademir Lauriberto, o tesoureiro da Força Sindical e Jefferson Caproni, Presidente do SinSaúdeSP.

Eusébio Neto participou nesta segunda de um jantar na embaixada brasileira.

Por Estefania de Castro

Deixe seu comentário