05 DE OUTUBRO, DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O BENZENO

Neste 5 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, o Sindicato dos Frentistas de Campinas- Sinpospetro, inicia campanha de conscientização sobre os efeitos nocivos do benzeno à saúde. A ação, que tem como alvo os trabalhadores em postos de gasolina, inclui orientação e distribuição de panfletos sobre o assunto nos postos de Campinas e região metropolitana.

Além de informações sobre a origem da data, marcada pela morte, em 2004, por leucemia mielóide aguda, de Roberto Viegas Kapra, Técnico de operações da Petrobras (RPBC), o panfleto alerta  a categoria para os riscos da exposição ao benzeno e detalha os procedimentos a serem observados pelo frentista, na área de abastecimento.

Segundo Raimundo Nonato de Sousa (Biro), secretário geral do Sinpospetro Campinas, a ideia é levar a campanha, que terá duração um mês, ao maior número possível de trabalhadores. Ele explica que é  muito importante que o frentista saiba dos riscos ocupacionais  e sobre como proteger sua saúde. O secretário geral afirmou ainda  que esse tipo de atividade pelo sindicato deve ser constante, em virtude da falta de comprometimento com o tema por parte dos donos de postos.

A intoxicação por benzeno, por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas, pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até hemorragias e edema pulmonar. O cérebro e o fígado também podem ser atingidos através da inalação do produto.

Assessoria de Imprensa Sinpospetro Campinas-SP – Leila de Oliveira

benz1benz2

Assessoria de Imprensa Sinpospetro Campinas-SP – Leila de Oliveira

 

 

 

 

Deixe seu comentário