Com a presença de trabalhadores e de toda a diretoria, o Sinpospetro Campinas realizou na tarde da última sexta feira (13) reunião de Previsão Orçamentária 2016 e Balanço Patrimonial – ano base 2014, da entidade. Antes de os membros do Conselho Fiscal darem parecer favorável a ambos os documentos, o presidente do sindicato e também da Federação Nacional dos Frentistas, Francisco Soares de Sousa, destacou a importância da responsabilidade e adoção de critérios, pelos sindicalistas à frente das entidades, sobretudo quanto à gestão financeira. Ele ressaltou que a tecnologia de controle fiscal em operação no país funciona de maneira interligada a diversos órgãos, não permitindo leniência para com ingerências a partir de de equívocos operacionais ou de má administração. Ele citou exemplos de sindicatos atualmente sob intervenção judicial, de forma a embasar sua recomendação. “ Quando acontece, a responsabilidade é sempre nossa, por isso, sou criterioso com os gastos e não me oponho quanto a ser questionado”, declarou.
Eleições Sindicais 2016
Na sequência, Francisco Soares o debateu com o grupo a organização das eleições sindicais para o mandato 2016/2019 do Sinpospetro Campinas. Programado para acontecer entre janeiro e fevereiro de 2016 , o pleito envolverá 3 dias de votações. Ao informar sobre a abertura das inscrições, Francisco explicou que a chapa 1 ainda está em formação, e que novas composições que vierem a surgir deverão também obedecer ao critério de 20 associados por agrupamento. O presidente da Fenepospetro destacou ainda seu anseio de que com a próxima eleição se amplie o número mulheres na diretoria da entidade, hoje com apenas 2 representantes do gênero.
Fenepospetro
A eleição para o comando da Federação Nacional dos Frentistas também foi tema abordado pelo atual presidente da entidade, durante a reunião em Campinas. Francisco Soares revelou que planeja antecipar de 2018 para julho de 2016 a sucessão ao cargo. Entre as razões, destacou a necessidade de a entidade ter à frente alguém com perfil mais adequado às crescentes demandas e outras atribuições do cargo, como a disponibilidade para as viagens constantes, em suporte aos mais 50 sindicatos da categoria espalhados pelo país. “O pleno exercício da função é um processo, o qual planejo acompanhar e poder contribuir” informou.
Negociações Salariais 2016
“Difíceis, mas não vamos abrir mão de aumento real de salário” – Assim definiu Francisco Soares de Sousa a tônica com que deve ser dar as Negociações Salariais 2016/2018 da categoria de São Paulo. Pré-definida, a Pauta de Reivindicação, unificada aos 15 sindicatos e Federação Estadual – Fepospetro, começa em breve a ser discutida em assembleias com a categoria, cuja data- data base se dá em 1º de março.
Campinas-SP: Festa e Planejamentos
Na sequência, o presidente da Fenepospetro confirmou que programa para Sinpospetro Campinas várias atividades a partir do próximo ano. Dentre os planos, o de instalar no sindicato uma clínica médica para atendimento aos trabalhadores da categoria. Ao finalizar a reunião, ele confirmou a data 18 de dezembro como o dia da festiva de final de ano do sindicato de Campinas. Na ocasião, trabalhadores e sindicalistas e convidados desfrutarão de uma tarde de churrasco na sede da entidade.
Assessoria de Imprensa Sinpospetro Campinas-SP – Leila de Oliveira