A vinda a Campinas-SP do candidato ao Governo de SP pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), Marcelo Cândido, no último dia 9, reuniu no auditório do Sindicato dos Frentistas ( Sinpospetro-Campinas), no centro da cidade, mais de trezentas pessoas. Ex-deputado estadual,eleito por duas vezes prefeito de Suzano/SP, Marcelo Cândido, de 49 anos, é Geógrafo formado pela UNESP com Especialização em Planejamento Urbano pela UNB. Ele veio a Campinas acompanhado de Antônio Neto, presidente licenciado da Central dos Sindicatos Brasileiros, candidato do PDT ao Senado. Ambos compuseram a mesa oficial do evento, anunciada por Francisco Soares de Souza, presidente do PDT Campinas e do Sinpospetro e que incluiu, ainda, a vice de Neto, a advogada Augusta Raeffray, o ex-deputado federal e ex- prefeito de Campinas por dois mandatos consecutivos, Dr. Hélio de Oliveira Santos, o presidente estadual do PDT – Diversidade, Felipe Pinheiro, candidatos do PDT- Campinas e região a deputado estadual e federal, como o Dr. Campos e o Dr. Robson Primo, além de Luiz Arraes, presidente da Federação Paulista dos frentistas ( Fepospetro), entidade que reúne dezessete sindicatos no estado, onde representa cerca de cem mil trabalhadores.
Temas: A oportunidade trazida pelas eleições de reverter o curso de uma política cuja principal marca tem sido o aumento do desemprego e o enfraquecimento do laço social tematizaram as falas dos participantes da mesa abertura. Antônio Neto enalteceu o Sinpospetro-Campinas como legítima “Casa da Democracia”, referindo-se ao fato de a entidade ser palco constante de debates por grupos distintos mas que compartilham do ideal de luta por justiça social. O líder sindical definiu como acertada a indicação do PDT ao nome de Marcelo Cândido, a quem descreveu como experiente e preparado para, ao lado de Ciro Gomes, candidato do PDT à presidência do Brasil, situar novamente São Paulo como Estado protagonista no processo de retomada do desenvolvimento social e econômico do país. Marcelo Cândido, cuja fala marcou o encerramento do evento, enalteceu Campinas como fonte de exemplo nacional de pujança econômica e tecnológica. Ao falar sobra a sua candidatura, afirmou que ela responde à necessidade do partido de conservar as chapas de apoio à candidatura de Ciro Gomes orientadas para um projeto de país e às “bases éticas da qual o PDT jamais se distanciou”. “Se a população de SP nega a participação nesse projeto”, disse, “inviabiliza o avanço para reverter o curso do golpe e as suas consequentes, como o aprofundamento das desigualdades”. “Vamos fazer coro a essa mudança; “A desesperança não pode ser excludente do nosso dever de participar.” finalizou.
Entrevista
Após o compromisso no Sinpospetro-Campinas, Cândido se dirigiu aos estúdios da EPTV, emissora de televisão local afiliada à Rede Globo. Durante a gravação da entrevista o candidato falou sobre as perspectivas para as eleições que se aproximam e destacou a defesa do emprego e dos direitos sociais elementares como uma das diretrizes do seu conjunto de propostas para o Governo de SP. A entrevista com Cândido completa uma série com gravações com os principais candidatos a Governador de São Paulo e cuja exibição pela emissora está programada para ocorrer partir da segunda quinzena do mês de agosto.
*Leila de Oliveira – Assessoria de Imprensa do Sinpospetro-Campinas-SP.