A Campanha “Ajude a tirar o Hemocentro da Reserva” , iniciativa do RECAP – Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região em parceria com o Sindicato dos Frentistas de Campinas promoveu na manhã de terça-feira, dia 12 de junho, no Posto Andorinhas, no Cambuí, a primeira etapa da ação itinerante cuja nova fase acontece na próxima terça- feira,dia 19, no posto de combustíveis Nossa Senhora de Fátima, no Taquaral, em Campinas.
A atividade contou com a presença participativa de trabalhadores e diretores do sindicato e resultou em sessenta e seis doações de sangue – quase 85% da meta prevista de 80 coletas – . Uma delas foi a do frentistas do posto “ Correntão”, de Campinas, Carlos Gomes, de 48 anos “È uma atitude válida”, disse ele. “Faz tempo que eu queria doar sangue e aproveitei a facilidade de transporte dada pelo sindicato”, contou.
Por meio de nota à imprensa, o RECAP – Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região comemorou o alcance dessa primeira etapa da campanha, e por meio do seu presidente, Flávio Campos, informou: “No Brasil, apenas 1,8% da população é doadora voluntária de sangue” “Nós queremos chegar a esta meta de 3%, pelo menos, conforme prevê a Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
Continuidade: O Sinpospetro-Campinas, segundo afirma o presidente da entidade, Francisco Soares de Souza, seguirá durante a semana divulgando a próxima ação da Campanha, programada para o dia 19, terça-feira, das 8h das 12h, no Posto localizado na Av. Nossa Senhora de Fátima, num. 1.432, no Taquaral.
No material a que vem distribuindo nos postos, a entidade informa que disponibilizará transporte, saindo do sindicato, durante todo o período em que a unidade móvel do Hemocentro estiver no local para realizar coletas de sangue. O end. do sindicato é Rua Regente Feijó, num 95, centro, Campinas. Tel: 19-3234-24-47 e 19- 3234-6761 .
Doadores: Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento de identificação oficial com foto. O interessado também precisa pesar, no mínimo, 50 kg. É necessário que o doador tenha dormido ao menos 6h na noite anterior, esteja bem alimentado, não tenha consumido alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. Também é preciso ficar sem fumar pelo menos duas horas antes da coleta do sangue. Os interessados em doar constatamente devem respeitar um intervalo entre as coletas. Recomenda-se um período de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens. Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 67 anos que não tenham doado sangue nos últimos 90 dias, no caso de homens, e 120 dias, para as mulheres.
Leila de Oliveira – Assessoria de Imprensa do Sinpospetro-Campinas