Frentistas de SP e patrões voltam a se encontrar no dia 15

As negociações salariais dos cem mil frentistas do estado de SP e os patrões serão retomadas no próximo dia 15, na sede da patronal Sincopetro, em Perdizes, SP. Iniciada na última segunda-feira , dia 1, a tratativa resultou, até o momento, na oferta patronal de somente reajustar os salários em 3,94%, índice relativo à inflação medida pelo INPC ( Índice Nacional de preço ao Consumidor) no período referente à data-base, 1° de março.
Luiz Arraes, presidente do Sinpospetro de Osasco-SP e da Federação Estadual dos Frentistas- Fepospetro, entidade que unifica juntamente com os dezessete sindicatos do estado a campanha salarial, criticou a atitude dos patrões de, na reunião, rejeitar debater o aumento do vale-refeição, hoje em R$ 18,00 por dia trabalhado, sob a alegação de que a alta do índice do preço para comer fora de casa esteve entre a menor dos últimos anos. “Uma postura absurda, quase de deboche”, na visão do sindicalista, que destaca que o dado apenas sinaliza o baixo rendimento do brasileiro. Arraes lembra ainda que é preciso levar em conta a alta geral do custo de vida, que penaliza principalmente as famílias com perfil salarial no qual se enquadra os trabalhadores da categoria.
De acordo com o dirigente, no próximo encontro o desafio central será o de fazer com que os patrões melhorem a oferta apresentada, e incluir nela os demais itens da pauta tais como ganho real de salário, aumento digno do vale refeição e a manutenção da Convenção Coletiva preservando direitos conquistados como cesta-básica, seguro de vida em grupo e desconto máximo de só 1% sobre o vale-transporte (por Lei, esse percentual é de 6%). Com cerca de 30 itens, a pauta da Campanha Salarial 2019 inclui ainda questões como a obrigatoriedade dos adicionais referentes ao período noturno e horas-extras, e gratificação por dupla função, e a proibição de condições trazidas pela reforma trabalhista, como a terceirização e o trabalho intermitente. Arraes, em um vídeo postado na Fan Page da Fepospetro, reforça à categoria o convite de participação na reunião. Ele pede aos trabalhadores com disponibilidade no dia 15 que comuniquem aos seus respectivos sindicatos o interesse em participar da reunião , marcada para as 14h30, no Sincopetro, que fica localizado na Rua Atibaia, num 282, Perdizes, São Paulo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *