RJ: FUNCIONÁRIOS DO AUTO POSTO CRISTO REI GANHAM AÇÃO DE CORREÇÃO DE DIFERENÇAS SALARIAIS DE PLANOS ECONÔMICOS

A instabilidade econômica do país não é uma novidade. Nas décadas de 80 e 90, muitos trabalhadores foram prejudicados pela série de planos econômicos que provocaram redução salarial  e perdas significativas para todas as categorias. Os funcionários de postos de combustíveis também sofreram com as mudanças que reduziram os percentuais de reajuste salarial assegurados na época pela Convenção Coletiva da categoria. Na década de 90, um grupo de trabalhadores do Auto Posto Cristo Rei entrou na Justiça do Trabalho com ação coletiva pedindo as diferenças salariais. O processo foi julgado em 1992, mas os funcionários ainda não receberam o dinheiro.

Em 2010, o SINPOSPETRO-RJ recebeu do antigo sindicato, que representava os trabalhadores de postos de combustíveis, os processos abertos referentes à categoria. Ao identificar a sentença, o departamento jurídico do SINPOSPETRO-RJ trabalhou intensamente para encontrar os réus no processo para que as verbas, referentes as correções, garantidas pela Justiça fossem depositadas. Com o dinheiro depositado em juízo, os advogados tentam, agora, localizar os ex-funcionários do Auto Posto Cristo Rei, que entraram na Justiça.

Como a ação é coletiva não consta nos autos do processo o endereço dos trabalhadores. O Auto Posto Cristo Rei foi desativado, dificultando assim, o acesso ao livro de registro dos ex-funcionários.

Na ação, o grupo de funcionários do Auto Posto Cristo Rei reivindicou as diferenças salariais relativas aos Planos Bresser( 1987), Verão(1989) e Collor (1990).  No processo eles pedem a correção das diferenças salariais referentes ao salário aplicado em 1988, conforme determinava a convenção Coletiva. A correção prevista na sentença incide sobre pisos salariais diferenciados, como era praticado na época.  O valor dos depósitos judiciais variam de acordo com a função e o tempo de contratação na empresa, já que nem todos os funcionários foram afetados pelos três planos econômicos. Os valores dos depósitos variam de R$ 15,00 (quinze reais) a R$ 3.492,00 (três mil quatrocentos e noventa e dois reais).

ATENÇÃO!! Se você já trabalhou ou conhece algum ex-funcionário do Auto Posto Cristo Rei relacionado na lista abaixo entre em contato com o sindicato pelo telefone 2233-9926.

Adilson Antônio Sant Anna
Ana Lúcia Carvalho de Oliveira
Almir da Silva Fumaça
Edson dos Santos Machado
Jeronimo Batista Gomes
Joaquim Ribeiro de Carvalho Filho
José Camilo Neto
José Carlos dos Santos
José Muniz Luca
Luiz Batista do Nascimento
Pedro dos Santos
José Ricardo de Oliveira Pila

Para receber a correção depositada em juízo, o trabalhador precisa apresentar ao sindicato original e cópia da carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. O trabalhador pode entrar em contato com sindicato pelo telefone (21) 2233-9926. Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ

Deixe seu comentário