CATEGORIA FEMININA SE MOBILIZA PARA A PARTICIPAÇÃO NO II SEMINÁRIO NACIONAL DAS DIRIGENTES E SINDICAIS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

DSC_0815À duas semanas da realização do evento, é intensa a mobilização das mulheres da categoria em torno dos trâmites para a  participação no II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis, que acontece de 7 a 8 de março no auditório da CNTC- Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília-DF. Até o momento, do total de 90 dirigentes femininas da categoria, pelo menos sessenta confirmaram presença. As fichas de inscrição estão sendo enviadas por e-mail  aos 51 sindicatos do país pela Fepospetro- Federação Estadual, e pelo Sinpospetro -Campinas. A lista de comparecimento será consolidada nesta  quarta-feira (24), durante reunião do comitê de organização no sindicato de Campinas-SP. O II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis dará centralidade à questão da discriminação contra a mulher através da abordagem ao tema “Assédio Moral e Violência de Gênero”. Vai debater ainda os avanços nas ações de proteção à saúde do trabalhador e da trabalhadora frentista, participação feminina nos espaços de poder e a questão da autonomia de atuação das dirigentes sindicais da categoria.Os assuntos serão tratados nas falas das organizadoras do evento e nas palestras, a cargo de profissionais – referências em suas áreas de atuação, como a Promotora de Justiça Dra. Maria Gabriela Prado Manssur, a médica ginecologista e obstetra, a Dra. Albertina Duarte Takiuti , a médica psiquiátrica e psicoterapeuta, Dra. Sueli Cabral Rathsam, além da ex-deputada federal, Dra. Iara Bernardi, autora de relevantes Leis de prevenção e combate à violência contra a mulher – Confira a Programação Seminario Dirigentes.  Elas falarão para um público de 120 participantes, entre eles presidentes sindicais e lideranças femininas da categoria de todo o País.DSC_0808 A organização do evento é das Secretarias de Mulher das Federações Nacional e Estadual dos frentistas – Fenepospetro – Fepospetro, lideradas respectivamente por Telma Cardia, Presidente do Sindicato dos Frentistas ( Sinpospetro) de Guarulhos-SP, e Sueli Camargo, Presidente da entidade de Sorocaba-SP. Integram ainda o Comitê de Organização, Marli Ortega, presidente do Sinpospetro de Jundiai-SP e da Secretaria de Igualdade Social e de Gênero da Fepospetro, Aparecida Evaristo, vice-presidente do Sinpospetro do Rio de Janeiro e Renilda da Paixão, 1 º Secretária do Sinpospetro de Campinas-SP.

Serviço

Evento: “II Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis – Assédio Moral e Violência de Gênero”
Data: 07 e 08 de março de 2016
Local: Centro de Convenções da CNTC- Confederação Nacional do Comércio – Brasília-DF End: bloco C – Lote 65 – Sgas W 5 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-020
Informações: Telma Cardia : (11) 95656-0741 / contato@fenepospetro.org.br

Programação

GABI
Dra. Maria Gabriela Prado Mannsur

DIA 7:
17h-19h: Credenciamento
19h: Abertura
19h30:  Palestra de Abertura: Dra. Maria Gabriela Prado Manssur – Promotora de Justiça – coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Região da Grande São Paulo II e Diretora da Mulher da Associação Paulista do Ministério Público.

20h: Pronunciamento dos organizadores e convidados 

21h: Coquetel

elassss
Dra. Albertina Takiutti, Dra. Iara Bernardi e Dra. Sueli Cabral Ratsham

DIA 8:
08h: Exibição do Filme: “Revolução em Dagenham” que conta a história real de Rita O’Grady, operária da Ford e principal nome da greve de 1968, protagonizada por mulheres que almejavam igualdade salarial.
09h-10h30: Palestra: A dinâmica das Relações entre Trabalho e Saúde da Mulher” – Dra. Sueli Cabral Rathsam – médica psiquiátrica e psicoterapeuta, é Mestre e Doutora em Saúde Mental pela FCM- UNICAMP
10h30-11h30: Palestra: A Saúde da Mulher- Riscos da Exposição Ocupacional ao Benzeno – Dra. Albertina Duarte Takiuti – Médica ginecologista e obstetra, professora na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo ambulatório de Ginecologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
12h-13h: Intervalo para Almoço
13h30-15h: Palestra -” A perpetuação da Violência contra as Mulheres” Dra. Iara Bernardi – Professora e Mestre em Biologia e Biodiversidade pela UFSCar Sorocaba. Ex- deputada federal com 3 mandatos por São Paulo, é autora de relevantes Leis de prevenção e combate à violência contra a mulher.
15h30-16h30: Atividades em grupo – Debate e reflexão das questões apresentadas
19h: Intervalo Jantar
20h: Leitura, discussão e deliberação das resoluções e moções apresentadas. O Documento aprovado servirá de diretriz para a atuação e projetos da categoria
21h30: Encerramento

Assessoria de Imprensa Fenepospetro- Leila de Oliveira

Deixe seu comentário