PROTESTO VAI CHAMAR A ATENÇÃO PARA IMPORTÂNCIA DO DESCANSO NO FERIADO DO DIA DO FRENTISTA

Na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, será comemorado o DIA DO FRENTISTA, do comerciário  e da Construção Civil. Nessa data, os empregados do Comércio e da Construção Civil vão passar o feriado descansando. Os funcionários dos postos de combustíveis do Estado do Rio de Janeiro, no entanto, vão trabalhar normalmente, assim como fazem no dia 25 de dezembro( Natal) e no em 1º de janeiro( Ano Novo). Em protesto contra a ganância e a exploração da mão de obra, o SINPOSPETRO-RJ não abrirá a sede e as subsedes na segunda-feira.

A medida tem por objetivo chamar a atenção dos empresários e provar que é possível parar sim. Se as lojas que comercializam comida e remédio, que são considerados produtos essências para a sobrevivência do indivíduo, não abrem por que não se pode ficar um dia sem vender combustível? Essa é a pergunta que fazemos nas negociações das Convenções Coletiva de Trabalho do Estado e do Município do Rio de Janeiro.

O frentista está exposto a produtos tóxicos e inflamáveis, a violência, ao sol, a chuva, ao vento e só tem um domingo de folga por mês, por causa da obrigatoriedade imposta pelo artigo 67 da  Consolidação das Leis Trabalhistas(CLT). O funcionário do posto trabalha todos os feriados, inclusive no DIA DO FRENTISTA, data criada pela Lei Estadual 1.926 de dezembro de 1991, para homenagear a categoria. É preciso mudar essa visão imperialista. Afinal, o argumento de que o motorista não pode ficar sem combustível, vai por água abaixo quando nos remetemos ao início dos anos 80, em que a crise do petróleo culminou com o fechamento dos postos de combustíveis aos domingos.

É claro que não defendemos o fechamento dos postos de combustíveis, por conseguinte dos postos de trabalho. Existe uma relação de troca entre capital e trabalho que deve ser respeitada. O SINPOSPETRO-RJ luta para que o feriado do DIA DO FRENTISTA  seja reconhecido não só pelos patrões, mas por toda a sociedade. Em muitos casos, os clientes que abastecem seus veículos, criam um elo de amizade com os frentistas. A folga no feriado seria, então, uma forma de prestar uma homenagem a esses bravos guerreiros que alavancam as vendas nos postos.

Toda mudança parte de um ponto. Para cobrar precisamos dar o exemplo. A folga no feriado no DIA DO FRENTISTA não afeta o lucro das empresas, ao contrário, dará mais motivação aos trabalhadores. E é em respeito a essa categoria, que o SINPOSPETRO-RJ dará o primeiro passo para mudança não abrindo a sede e as subsedes na próxima segunda-feira(19).

Todas as consultas dentárias, jurídicas e homologações foram reagendadas. A sede no Grajaú, na Zona Norte do Rio e as subsedes de Volta Redonda, no Sul Fluminense e de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, fecham hoje às 18h e só reabrem na terça-feira(20) às 8h.

Dessa vez o sindicato não vai usar carro de som, nem panfletar nos postos de combustíveis. O protesto será silencioso em respeito aos 30 mil trabalhadores da categoria. O ato consciente, democrático, vale mais que muitas palavras.

A diretoria do SINPOSPETRO-RJ espera, que assim como em outras categorias, o FERIADO DO FRENTISTA em 2016, seja verdadeiro, se torne uma realidade, com postos de combustíveis fechados e o trabalhador desfrutando de seu lazer.

FERIADO 100%
Os empregados dos postos de combustíveis que estiverem escalados para trabalhar na próxima segunda-feira (19) terão que receber o dia dobrado, por causa do feriado do DIA DO FRENTISTA. As Convenções Coletivas de Trabalho do Estado e do Município do Rio de Janeiro determinam que as horas trabalhadas em feriados devem ser pagas com acréscimo de 100% sobre a hora normal, sem prejuízo do pagamento do repouso remunerado.

Os frentistas, lavadores de carro, trocadores de óleo, subgerente,  gerente e funcionários de lojas de conveniência que quiserem tirar dúvidas sobre informações contidas no contracheque podem entrar em contato com o sindicato pelo telefone (21) 2233-9926. Estefania de Castro, assessoria de  imprensa Sinpospetro-RJ.

Deixe seu comentário