Diretores do Sinpospetro, Severino Bezerra e Raimundo de Souza ( Biro) participaram na sexta-feira, dia 22, de uma reunião no Posto 3 Vias, em Campinas, solicitada pelos próprios trabalhadores cuja maioria é associada ao sindicato.
Objetivo do encontro, uma assembleia organizada ali aprovou que será estabelecido acordo entre a entidade e o Posto 3 Vias, formalizando a prática – já adotada há algum tempo pela empresa – de remunerar como horas- extras de 100%, e com o vale-refeição, os domingos trabalhados. O acordo beneficia os quarenta frentistas da empresa, que existe há mais de trinta anos e é aberta 24 horas por dia, sete dias por semana.
“A aprovação do sindicato” diz Severino, “dá mais segurança aos trabalhadores quanto a continuidade dessa norma, que chega a representar um adicional por mês de até R$ 600 nos salários.” Mas,também,” acrescenta ele “ demonstra nosso reconhecimento à atitude da empresa de ir além do seu papel, atuando por iniciativa própria para valorizar os seus funcionários”.
A Convenção Coletiva dos Frentistas, por onde estão assegurados benefícios como vale-refeição de R$ 18,00, cesta-básica mensal de 30 quilos, seguro de vida em grupo, vale-transporte sem desconto, entre outros, no que se refere ao assunto, estabelece horas extras de 100% para os feriados oficiais trabalhados, e de 50% a jornada de domingos cumpridas nos postos. Também fixa um domingo de descanso remunerado a cada dois domingos trabalhados.
O presidente da entidade, Francisco Soares de Souza, afirmou ver no caso um exemplo do qual se beneficia todo o conjunto da sociedade: “As empresas, ao melhorar as condições de vida dos trabalhadores , além de motivá-los para o melhor cumprimento de suas funções colabora para o aquecimento da economia” conclui.
Assessoria de imprensa do Sinpospetro-Campinas/SP – Leila de Oliveira