ENCONTRO DE FRENTISTAS MOSTRA PRESTÍGIO

Nesta quinta, 24, a Fenepospetro e a Fepospetro-SP abriram o VI Encontro Nacional dos Frentistas, em Brasília. Da cerimônia, participaram os líderes máximos de três Centrais Sindicais: UGT, Nova Central e Força. Presentes na abertura cerca de 150 dirigentes de todo o Brasil, de todos os 61 Sindicatos filiados. Também participam assessores e técnicos, do Diap e do Dieese.

Os temas mais relevantes para a categoria serão discutidos até amanhã, na sede da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), à qual pertence a categoria dos empregados em postos.

Presidente da Fenepospetro, Eusébio Luis Pinto Neto, agradeceu a forte participação das entidades filiadas. Ele diz: “Temos organização sindical forte e representativa. O Brasil é o único País que possui lei contra a implantação do self-service nos postos de serviços, e isso graças às lutas dos nossos Sindicatos”.

O lema do Encontro é “Lutar e resistir por mais justiça no mundo do trabalho”. Esta é a primeira discussão ampla, presencial, após as restrições pela Covid-19. Presidente da Fepospetro, Luiz Arraes ressaltou a importância do tema escolhido. Ele diz: “Nossa missão é fortalecer as lutas dos trabalhadores, defender os direitos e organizar os Sindicatos”

Automação – Ricardo Patah, presidente da UGT, elogiou o Encontro e falou contra o autoabastecimento. Argumentou: “Não vamos permitir que isso vire realidade. Lutaremos pra enterrar projetos que ameacem empregos. Faremos valer a dignidade dos frentistas”

Os presidentes da Força Sindical, Miguel Torres, e da NCST, Moacyr Tesch, elogiaram a iniciativa do Encontro e colocaram-se à disposição da categoria, inclusive para as tratativas junto a governos e ao Poder Legislativo.

Apoios – A presidente do PT, deputada Gleisi (PR), disse apoiar o Projeto de Lei (3.299/2021) que regulamenta profissão de frentista. Ela vê condições de avançar. Diz Gleisi: “Com o governo Lula, a gente já retomou a pauta em defesa dos direitos e da representação sindical. Vamos fazer tudo pra que o Brasil volte a ser justo com nossos trabalhadores.”

A abertura do evento foi prestigiada, também por Telma Cardia, do Sindicato de Guarulhos e da Secretaria da Mulher da Fenepospetro; Jonas Donizetti (deputado federal pelo PSB), Luiz Carlos Motta (sindicalista e deputado do PL), Luiz Arraes (presidente da Fepospetro-SP), Daniel Almeida (deputado federal pela Bahia); e Jamil Murad, ex-deputado e autor da Lei paulista que proibiu o self-service, salvando milhares de empregos.

Luta – Jamil ressaltou a importância da Lei 9.956/2000, que proíbe esse o autoabastecimento, que geraria desemprego em massa. Ele enfatizou: “Os direitos da categoria, ontem e hoje, dependem da união, da organização e da luta de todos nós”.

Via Agência Sindical

Deixe seu comentário