Luiz Arraes, da Fepospetro, participa do 5º Congresso Mundial da UNI Global Union, que acontece de 17 a 20 de junho em Liverpool, Reino Unido
Intitulado “Making it Happen” – que em português significa “Vamos fazer acontecer” o evento no ACC – Arena and Convention Center – dá centralidade a temas relacionados aos desafios à Paz, à Democracia, aos Direitos das mulheres e à união colaborativa ante as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho.
Participam das atividades cerca de 600 representantes sindicais de trinta países. Entre os brasileiros, registra presença, ao lado de Levi Fernandes Pinto – presidente da Confederação Nacionaldo Comércio – CNTC, e Maria Bernadete Lira Lieuthier – 2ª suplente do Comitê Executivo da UNI Américas Mulheres e Diretora de Políticas para Mulheres da CNTC, o presidente da Federação Estadual dos Frentistas (Fepospetro )e Membro Titular do Comitê Executivo UNI Américas, Luiz Arraes.
União: No domingo, 17, após a abertura do evento por Rubén Cortina, Presidente da UNI Américas, palestrou sobre o tema “Como o sindicalismo deve responder às novas reformas trabalhistas na América e à forte presença dos governos conservadores” o líder do Partido Trabalhista Britânico, Jeremy Corbyn . Ele citou o sistema Uber de transporte como exemplo global de precarização travestida de modernização trabalhista e alertou para a união dentro do movimento sindical. “As mudanças verdadeiramente revolucionárias na história não foram transmitidas de políticos ou líderes. Elas resultam da luta de pessoas que se organizaram de maneira efetiva” – lembrou.
Programação: Nesta segunda-feira,18, a programação inclui discussões sobre o tema “Sindicatos para uma economia sustentável” e a apresentação do planejamento de ações 2018-2022 da Uni Global Union para os 126 sindicatos que a entidade reúne em 30 países. Palestrante do dia, o Reverendo William Barber falará sobre o histórico de luta dos movimentos sociais contra violações aos direitos humanos. Na terça-feira, 19, Guy Ryder, Diretor Geral da OIT (Organização Mundial do Trabalho) debaterá o assunto “Uniões e o Futuro do Mundo do Trabalho”, o principal do evento, ao lado de Barry C. Lynn, Diretor Executivo do Open Markets Institute, da Dr. Helen Blakely e o Dr. Steve Davies, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, além de Joanne Morfee e Jess Ingrey do “InnovateHer”, startup de Liverpoll focada em soluções para fazer do mundo um ambiente de mais oportunidades para as mulheres. Na quarta-feira, dia 20, o encerramento do evento será com Dilma Roussef, presidente eleita do Brasil, que falará sobre o tema : “Trabalhando para um mundo de Paz: Democracia e Direitos Humanos.” Saiba mais e acompanhe o evento pelo hotsite do Congresso da Uni Global Union, no endereço: www.uniworldcongress.org.
Leila de Oliveira – assessoria de imprensa da Fepospetro