O Sindicato dos frentistas de Campinas inaugurou as instalações da rádio web Sindical FM e estúdio de Podcast na manhã do último domingo (5). Os convidados – autoridades municipais, lideranças da categoria e colaboradores – foram recebidos por Francisco Soares de Souza, presidente do Sinpospetro, com um café da manhã, servido nas dependências da entidade.
O vice-prefeito de Campinas, Wanderlei Almeida (PSB), parabenizou a iniciativa do sindicato : “Um dos pilares da democracia é a imprensa e hoje tenho o prazer e a honra de participar desse evento que marca uma nova era na comunicação dos frentistas”, disse.
Também presente, o presidente da Federação Nacional dos Frentistas e do Sinpospetro do Rio de Janeiro, Eusébio Pinto Neto, concedeu entrevista ao vivo para o programa inaugural da rádio. Ele exaltou a importância da comunicação no desafio diário de conscientizar a classe trabalhadora e relembrou as dificuldades da trajetória vitoriosa dos frentistas em mais de três décadas de luta organizada.
Luiz Arraes, presidente da Federação Estadual dos Frentistas e do Sinpospetro de Osasco, destacou, em entrevista à rádio, o histórico de avanço dos direitos da categoria. Também entre os entrevistados, Telma Cardia, Presidente do Sinpospetro de Guarulhos, disse que a comunicação é importante terreno de luta nos desafios da categoria, principalmente aqueles relacionados às mulheres frentistas. Como exemplo, ela destacou o crime de assédio e a questão da imposição, por parte de alguns patrões, do uso de uniforme inadequado, que sexualiza e constrange as frentistas, além de oferecer riscos à saúde delas.
Já em operação, a rádio “Sindical FM” tem programação diária que inclui notícias, entrevistas sobre o mundo do trabalho e de demais temas de interesse da população, além de grade musical. O conteúdo, que pode ser ouvido globalmente, é transmitido online, pelo site www.sindicalfm.com.br, aplicativo e portal do sindicato, além das redes sociais, em duas faixas horárias: de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e das 14h às 20h.