A campanha “Ajude a tirar o Hemocentro da reserva”, que buscou mobilizar nas duas últimas semanas, nos Postos de Combustíveis de Campinas, doações de sangue, foi finalizada nesta terça-feira, dia 19, com a ação sendo realizada no posto “Nossa Sra. De Fátima”, no bairro Taquaral. Iniciativa do RECAP, Sindicato dos Postos Revendedores de Combustíveis de Campinas e região, a campanha contabilizou, nas duas vezes em que levou aos postos uma unidade móvel do Hemocentro, um total de cento e sete coletas de sangue. Dessa somatória, quase metade corresponde à participação de pessoas que doaram pela primeira vez, de acordo com o Hemocentro. O dado, na análise do presidente do RECAP, Flávio Campos, destaca o potencial mobilizador da campanha para fixar, entre a população, a doação de sangue como prática rotineira. Ele afirma também considerar a continuidade da campanha no próximo ano, em junho, período durante o qual costuma ocorrer considerável baixa no volume de doações de sangue.
Apoio> O presidente do Sinpospetro-Campinas, Francisco de Soares de Souza, declarou apoio permanente da entidade à campanha. Para o sindicalista,promover a doação de sangue nos espaços de grande circulação de pessoas, como são os postos de combustíveis, contribui de maneira significativa para ajudar a salvar as milhares de vidas que aguardam nos hospitais por transfusão ou para repor sangue. “Além disso”, acrescenta, “ajuda a fortalecer a imagem dos frentistas perante a sociedade”.
Qualquer pessoa entre 18 e 60 anos, que pese mais de 50 kg e em bom estado de saúde pode doar. Não é preciso estar em jejum, mas é recomendável evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. As doações saõ permanentes nos seguintes locais:
Hospital Mário Gatti: Av. Prefeito Faria Lima, 200, PQ. Itália – Campinas.
Hospital Estadual de Sumaré: Av. da Amizade, 2.400,JD. Bela Vista
Hemocentro Campinas : Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária “Zeferino Vaz’ – Barão Geraldo
Hemonúcleo de Piraciacaba: Av. Independência, 953, Bairro Alto.
Leila de Oliveira – Assessoria de Imprensa do Sinpospetro-Campinas