Com a ajuda do sindicato, familiares de trabalhadores que faleceram em decorrência da Covid-19 estão conseguindo resolver questões judiciais como aquelas relacionadas a inventário e pensão.
Com o falecimento, a única forma de regularizar os bens deixados ( casa, carro, etc) é através de um inventário.
Para os frentistas associados, a assistência para esse serviço, que é oferecido pelo departamento jurídico do sindicato, é gratuita.
Durante o procedimento de inventário, porém, outras demais taxas poderão ser geradas. Por isso, o sindicato vem tentando, atravésde reuniões, que esses custos possam ser subsidiados pelo posto de combustível onde o funcionário era empregado, na ocasião em que faleceu. Um exemplo de sucesso dessa iniciativa vem do posto Posto São Vito, em Americana, onde, na segunda-feira (7) a equipe de diretores da subsede local recebeu um cheque de R$ 9.076,00.
A quantia será utilizada para pagar as taxas do inventário da família do frentista Josuel Gomes dos Santos, que faleceu de covi-19 em agosto de 2021, deixando viúva e três filhas. Francisco Junior, diretor da subsede de Americana, explica que a proposta, que teve origem na subsede de Americana, deverá ser expandida para todas as demais três demais unidades do Sinposeptro Campinas. Ele orienta que familiares de frentistas que morreram em decorrência da covid-19 e que precisem fazer o inventário ou resolver outras questões, como pensão, devem procurar o sindicato imediatamente. Veja aqui onde encontrar a sede e subsedes do Sinpospetro Campinas.