ANP CRIA CURSO ONLINE DE QUALIFICAÇÃO DE FRENTISTAS

Os frentistas serão capacitados através de um curso online elaborado por um grupo tripartite composto por representantes dos trabalhadores, donos de postos de combustíveis e funcionários da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O projeto-piloto para detecção de metanol nos postos de combustíveis foi apresentado pelo especialista em regulação da ANP, Marcelo Silva, nesta terça-feira(10). Segundo ele, a proposta tem como objetivo assegurar maior segurança e saúde no ambiente de trabalho.

O curso online será composto por módulos e o conteúdo será dividido em partes, para facilitar a compreensão do trabalhador. As aulas gravadas em vídeo serão disponibilizadas nos sites e redes sociais dos sindicatos dos frentistas e dos revendedores de combustíveis. Os trabalhadores deverão se inscrever através de um link e receberão um certificado após o término do curso.

O presidente do SINPOSPETRO-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas(FENEPOSPETRO), Eusébio Pinto Neto, sugeriu ao grupo de trabalho da ANP que o curso para frentistas inclua informações sobre as normas regulamentadoras de segurança e saúde nos postos de combustíveis.

Marcelo Silva propôs que o curso também inclua o treinamento para o abastecimento com Gás Natural Veicular (GNV). Ele disse que, em muitos casos, o frentista não tem conhecimento do procedimento a ser adotado durante o abastecimento do carro movido a GNV.

CURSO
O projeto terá início no dia 31 de outubro, quando um grupo de frentistas receberá orientações dos fiscais da Agência sobre como identificar produtos adulterados pelo metanol. Os trabalhadores aprenderão a realizar testes para avaliar a qualidade e quantidade de etanol, gasolina e óleo diesel comercializados nos estabelecimentos.

Na segunda fase, serão gravados vídeos nos postos com informações necessárias para o trabalho do frentista. Para avaliar o aprendizado, serão elaborados exercícios compostos por perguntas e respostas.

FRENTISTAS
Os diretores do Sindicato dos Frentistas de Santos, Danilo Faustino e Antônio Alves de Moraes, representam a FEPOSPETRO no grupo de trabalho. O diretor do SINPOSPETRO-RJ, Vinicius Mendonça, também participa do projeto.

FISCALIZAÇÃO
A fim de prevenir a adulteração de combustíveis por metanol, a Agência Nacional do Petróleo intensificou a fiscalização para combater o desvio do produto na fonte.

“É um trabalho contínuo, estamos aprofundando os esforços para fechar as portas de entrada irregular do produto”, disse Marcelo Silva.

DENÚNCIAS
As denúncias de irregularidades no mercado de combustíveis podem ser feitas à ANP através do Fale Conosco ou pelo telefone 0800 970 0267.

Por Estefania de Castro – Sinpospetro RJ

Deixe seu comentário